Uma vez que as operações da indústria de óleo e gás ocorrem em ambientes adversos, são necessárias tecnologias avançadas e conhecimentos técnicos para alcançar os resultados desejados.
A indústria de óleo e gás é para a economia global, fornecendo energia para a indústria e para o transporte, além de matérias-primas para a produção de uma variedade de produtos.
Contudo, é preciso conhecimento e técnica para optar pela escolha correta da instrumentação
E claro, podemos afirmar com segurança que a automação industrial não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para qualquer empresa que queira ser competitiva no mercado em que atua.
A TECNOLOGIA INOVANDO NO SETOR DE ÓLEO E GÁS
O avanço tecnológico e a conectividade cada vez mais inovadora com dispositivos eletrônicos, proporcionam uma oportunidade real para o crescimento da competitividade da indústria de óleo e gás.
A transformação digital
Conforme dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Brasil já se utiliza das operações com tecnologias digitais inovadoras no setor, através de modelagem geológica de reservatórios, da geração e transmissão de dados em tempo real, da automação de dados e imageamento 3D por satélite, de poços equipados com nano sensores e da utilização de robôs wireless em poços e em sistemas submarinos.
A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL EM PLATAFORMAS OFFSHORE
A automação industrial em plataformas offshore é um conjunto de sistemas que monitoram e controlam equipamentos e condições ambientais, contribuindo para a segurança operacional e a redução de custos.
Com a automação industrial é possível abranger várias áreas nas plataformas offshore, efetuando serviços essenciais para o perfeito funcionamento:
- Controles de compressão e bombeamento submarino;
- Sistemas de segurança e controle de superfície;
- Sistemas de prevenção de explosões;
- Sistemas de encerramento de emergência e de processos;
- Controle de turbomáquinas;
- Sistemas de gestão de energia e alimentação
A automação industrial contribui para as plataformas offshore com a redução de falhas humanas, otimização de recursos, redução de custos operacionais, implementação da manutenção preditiva e melhoria da coordenação operacional.
MASTERS AUTOMAÇÃO: INSTRUMENTAÇÃO NO SETOR DE ÓLEO E GÁS
A Masters Automação atua neste importante setor da economia global, na resolução dos desafios constantes em termos de segurança, eficiência e sustentabilidade, oferecendoo equipamentos para a otimização de recursos, a prevenção e a mitigação de riscos operacionais.
A Masters Automação umaa de equipamentos de qualidade
dos equipamentos amplamente utilizados na indústria de óleo e gás:
1. Comunicadores de Campo: um comunicador de campo é uma ferramenta que permite acessar informações de equipamentos de campo, configurando-os, verificando diagnósticos e lendo variáveis dos processos. São essenciais para quem trabalha com instrumentos de medição e encontram-se em ambientes de trabalhos difíceis. Os comunicadores de campo são projetados para fornecer comunicações cristalinas e confiáveis, nas situações mais desafiadoras, sem prejudicar a produtividade e a tomada de decisões de alto risco com eficiência e precisão. Os comunicadores de campo são também conhecidos como comunicadores HART, comunicadores FF ou terminais portáteis;
2. Multicalibradores de Campo: multicalibradores de campo é o que podemos denominar “um verdadeiro coringa”, por sua versatilidade rápidas intervenções na instrumentação de processos industriais, tornando os serviços mais eficazes. Os multicalibradores de campo são o instrumento preferido dos especialistas que trabalham com a instrumentação, já que os mesmos permitem flexibilidade nas tarefas de verificação, reduzindo o tempo de inatividade dos dispositivos a serem calibrados no menor tempo, principalmente se for utilizado com os equipamentos multifuncionais, que permite a calibração de campo ou no local. Os equipamentos multifuncionais permitem tarefas de verificação diversificadas e muito mais rápidas, como: pressão, temperatura, tensão, corrente, entre outros;
3. Medidores de Processos: os medidores de processos, são também conhecidos como indicadores de processos ou Key Performance Indicator (KPI), são ferramentas de gestão que servem para avaliar a qualidade de um processo e o desempenho das tarefas. Os medidores de processos conseguem identificar uma série de problemas, a medida de sua utilização, tais como:
- Identificar se as equipes estão trabalhando no nível de qualidade desejado;
- Identificar problemas a serem resolvidos;
- Identificar oportunidades de melhorias;
- Identificar atividades em excesso;
- Mensurar de forma tangível os resultados da empresa;
- Aumentar a eficiência dos processos;
- Facilitar a divulgação de resultados para os clientes.
Há vários tipos de medidores de processos, um para cada tipo de especificidade, podendo ser quantitativos ou qualitativos e sua aplicação correta permite visualizar os pontos de melhoria necessários para otimizar os processos.
A Masters Automação oferece os melhores equipamentos para a instrumentação no setor de óleo e a gás, com uma equipe altamente qualificada para indicar sempre as melhores soluções.
Assim, como o pensador e escritor austríaco Peter Drucker, concordamos com sua célebre frase “O que pode ser medido, pode ser melhorado” e, a Masters Automação está sempre em constante transformação digital e atenta às novas tecnologias e inovação em automação industrial, para entregar qualidade e eficiência em tudo o que faz.
Conte com a Masters Automação para a solução de seus problemas com os melhores equipamentos para locação para sua automação industrial, instrumentação de equipamentos, .
Consulte-nos! Com a Masters Automação a sua segurança e eficiência estassegurada com produtos de qualidade e profissionais éticos que entregam as melhores soluções.
A Masters Solução sempre faz mais por você!