A Indústria 4.0 ou 4.ª Revolução Industrial, como também é conhecida, representa a transformação de todos os processos manuais em digitais, por meio da integração de tecnologias digitais em toda a cadeia produtiva.
O conceito de Indústria 4.0 foi mencionado pela primeira vez em 2011, na Feira Industrial de Hannover, na Alemanha, sendo reconhecida como o evento internacional mais importante no setor de tecnologia industrial.
Nela encontramos as novidades em tecnologias disruptivas, iniciativas transformadoras e as novas tendências de mercado, dando-nos um vislumbre de como a tecnologia ir transformar o futuro das indústrias e das pessoas.
Desde o surgimento do termo Indústria 4.0 até os dias atuais, a tecnologia industrial aumentou sua capacidade produtiva em qualidade e eficiência, com a introdução de tecnologias avançadas como: a Internet das Coisas (IoT), precursora da revolução industrial, dando origem a outras e, a Inteligência Artificial (IA) que está revolucionando o mundo tecnológico.
O QUE É A INDÚSTRIA 4.0
A Indústria 4.0 é um conceito que integra a utilização de tecnologias digitais avançadas na produção e nos processos industriais, sendo desenvolvidas nos últimos anos.
Essas inovações ajudam a simplificar os processos de produção, reduzindo desperdícios, aumentando o valor para o cliente e, por consequência, gerando lucratividade para a empresa e colaborando para a sustentabilidade ambiental.
Esse modelo de Indústria 4.0 se destaca pela automação e digitalização das fábricas, proporcionan um aumento na produtividade, qualidade e competitividade.
A EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA E AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS
O progresso da indústria foi caracterizado pelas Revoluções Industriais, que simbolizam períodos de significativa evolução tecnológica. Essas revoluções transformaram o cenário global, alterando as relações de trabalho e a fabricação de produtos.
A Primeira Revolução Industrial começou em 1760, no entanto, foi com a Revolução Francesa em 1789 que se estabeleceu o marco inicial desse período.
Foi um período caracterizado por mudanças relevantes, tais como:
- substituição do trabalho manual por máquinas;
- a utilização do vapor como uma nova fonte de energia (máquinas a vapor);
- o crescimento das indústrias têxtil, metalúrgica e de mineração, além da implementação de inovações como o tear mecânico e o motor a vapor.
Essas mudanças resultaram na urbanização, no aumento da produtividade e em consideráveis transformações sociais.
A Segunda Revolução Industrial começou em 1850 e se estendeu até 1945. Os principais fatos que caracterizaram essa época foram:
- a ampliação da utilização de eletricidade, petróleo e aço;
- a criação de novas indústrias, incluindo a química, elétrica e automobilística;
- melhorias nos meios de transporte (ferrovias e veículos) e nas comunicações (telégrafo e telefone);
- a produção em larga escala.
O capitalismo industrial se firmou, acompanhando a expansão do comércio global.
A Terceira Revolução Industrial começou em 1950, logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Este período foi caracterizado por significativas mudanças, como:
- progressos na eletrônica, na informática e nas telecomunicações;
- avanços na automação da indústria e na aplicação de robótica;
- a difusão da informática e da internet;
- desenvolvimento de tecnologias renováveis para a sustentabilidade.
Essas mudanças levaram a uma rápida globalização e à transformação digital.
A Quarta Revolução Industrial corresponde ao período em que estamos vivendo, sendo caracterizada:
- pela integração de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Big Data, Internet das Coisas (IoT) e impressão 3D;
- automação avançada e fábricas inteligentes;
- fusão do mundo físico, digital e biológico.
Resultando em transformações profundas em todos os setores da economia e da sociedade.
CONHEÇA AS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0
A Indústria 4.0 é caracterizada pelo emprego de tecnologias inovadoras em automação, digitalização e conectividade. Dentre as diversas tecnologias, destacamos as mais conhecidas:
1. Inteligência Artificial (IA): permite que os dispositivos eletrônicos possam aprender e tomar decisões de forma autônoma;
2. Internet das Coisas (IoT): facilita a conectividade entre objetos físicos e a internet, permitindo a supervisão e o controle remoto à distância;
3. Computação em nuvem: ontribui para o processo de transformação digital e na Indústria 4.0;
4. Realidade Aumentada: ferece uma experiência interativa que sobrepõe elementos digitais ao mundo real, podendo ser criada com software, aplicativos e hardware.
5. Impressão 3D: tilizada para a criação acelerada de protótipos, personalização em grande escala e produção descentralizada;
6. Robôs Autônomos: ma nova categoria de robôs que se ajustam às exigências do mercado;
7. Big Data: rocessamento de enormes quantidades de dados coletados de diversas fontes;
8. Segurança Cibernética: ssencial para proteger, monitorar e defender empresas e indivíduos contra ameaças virtuais;
9. Sistemas de Gestão de Processos (BPMS): romove o mapeamento e a modelagem de todas as atividades da organização;
10. Simulação/Gêmeos Digitais: riação de uma representação virtual de um produto, equipamento, procedimento ou sistema que já existe no mundo físico.
É claro, que as tecnologias aqui mencionadas representam uma pequena fatia do imenso universo das inovações tecnológicas, dentre elas, existem outras que não foram mencionadas e são de domínio público e aquelas que, neste exato momento estão sendo criadas e que ainda desconhecemos.
MASTERS AUTOMAÇÃO: SOLUÇÕES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS
A Masters Automação está preparada para oferecer soluções inteligentes e sustentáveis para melhorar o setor industrial em todos os segmentos da nossa economia.
Atuamos com equipamentos com tecnologia de ponta, que priorizam a eficiência operacional, a diminuição do desperdício de recursos, o aumento da qualidade e da produtividade
A Masters Automação oferece soluções para o melhor aproveitamento das tecnologias, visando o aumento da qualidade dos produtos, da produtividade e da lucratividade, com que contribuam para a sustentabilidade.
A Masters Automação está inserida neste processo da Indústria 4.0 para entregar soluções capazes de otimizar os recursos disponíveis e proporcionar aos nossos clientes tecnologias inovadoras em competitividade e relevância de mercado.
A Masters Automação constantemente investe oferecendo uma linha completa de equipamentos para automação industrial, instrumentação,.
A Masters Automação empresa no futuro, com as melhores tecnologias da atualidade, para ganhar relevância e competitividade de mercado.Com as Masters Automação, você tem a melhor solução! Consulte-nos!