A Sonda Inspector da marca SKF modelo 400 é a sonda ideal para captação de sons de alta frequência produzidos por equipamentos em operação, assim como, vazamentos e descargas elétricas imperceptíveis ao ouvido humano, podendo detectar estágios iniciais de problemas de uma máquina.
O equipamento permite realizar testes de rolamentos, bombas, motores, compressores, e pode complementar programas de monitoramento de condições, ou qualquer tipo de vazamento de gás como: ar, oxigênio, nitrogênio, etc.
A Sonda Ultrassônica SKF Inspector 400 consegue detectar arcos voltaicos, rupturas dielétricas, e efeitos *corona em equipamentos elétricos, assim como, vazamentos de vácuo e pressão incluindo ar comprimido e válvulas e purgadores com rapidez e precisão.
Além disso, o equipamento permite através de um medidor ou através de fones de ouvido detectar incrementos de intensidade, pois a sonda converte eletronicamente esses sinais utilizando um processo heteródino, tornando-os audíveis.
*Efeito Corona – O efeito corona é o fenômeno em que um sistema elétrico operando em altas tensões gera um campo elétrico que consegue romper a rigidez dielétrica do ar atmosférico ao redor de suas linhas de transmissão, comumente em campos elétricos de magnitude de 30 kV/cm.