O papel da sustentabilidade na indústria de máquinas e equipamentos, é uma realidade em nossos dias e faz parte da indústria 4.0, cujo grande objetivo é torná-las mais eficientes e produtivas, sem causar impactos ambientais.
E não seria diferente para o setor industrial, aliás estamos no epicentro da questão, com a responsabilidade de produzir máquinas e equipamentos que atendam às boas práticas de sustentabilidade.
A sustentabilidade está no centro das discussões globais e várias empresas de diversos segmentos estão se adaptando para a redução do impacto ambiental e otimização de processos.
Este é um caminho sem volta, a adoção de práticas que promovam a preservação dos recursos naturais e a redução de resíduos nocivos lançados na atmosfera, é um compromisso para garantir a sobrevivência da humanidade e do nosso planeta.
O QUE É A SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA E SUA IMPORTÂNCIA
Para entender a sustentabilidade industrial, conheçamos a definição de sustentabilidade ambiental e sua importância para a humanidade:
Sustentabilidade ambiental: é um conceito que busca o equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais e sua disponibilidade, em outras palavras, a utilização dos recursos naturais com responsabilidade, para que as futuras gerações não sejam prejudicadas pelo uso indiscriminado dos recursos naturais do nosso planeta.
A sustentabilidade ambiental está apoiada em três pilares fundamentais: sociedade, meio ambiente e economia, identificada pela sigla ESG (Environmental, Social and Governance), que traduzindo significa “Ambiental, Social e Governança”. Para ocorrer o desenvolvimento sustentável, estas três áreas devem estar em equilíbrio.
O conceito de sustentabilidade ambiental foi consolidado durante a convenção Eco-2022, no Rio de Janeiro, pela ONU (Organização das Nações Unidas), onde foi criada a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, para discutir e propor formas de harmonizar o desenvolvimento econômico e ambiental.
Sustentabilidade Industrial: a sustentabilidade industrial também está alinhada com o conceito da ESG, com base num conjunto de práticas e abordagens visando um maior equilíbrio entre o crescimento econômico da indústria, a preservação ambiental e a promoção do bem-estar social dos colaboradores e da sociedade.
A sustentabilidade industrial é uma exigência crescente que visa garantir não somente as boas práticas de sustentabilidade, mas também a sua própria sobrevivência.
Conforme publicação da CNN e segundo pesquisa realizada pela Koin, fintech especializada em “Buy Now, Pay Later” (BNPL), revelou que 87,5% dos consumidores preferem comprar roupas de marcas sustentáveis. Em outra pesquisa da Opinion Box informa que 82% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas ecologicamente responsáveis.
QUAIS AS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE INDUSTRIAL
Para as indústrias tornarem-se sustentáveis é necessário a adoção de práticas que reduzam o impacto ambiental e promovam o uso consciente dos recursos naturais. Elencamos algumas ações, que estão alinhadas às estratégias ambientais:
1. Redução do consumo de energia: a implementação de tecnologias que otimizem os gastos com energia, como iluminação com lâmpadas LED e sistemas de gestão de energia, investindo em equipamentos mais eficientes e utilizando-se de fontes de energia renovável, como a energia solar, que reduzem os custos operacionais;
2. Implementação da reciclagem de materiais: a aplicação de práticas de reciclagem e reuso de materiais deve ser estimulada em todos os setores das indústrias, estabelecendo um sistema de reciclagem interno e também em parcerias com outros setores, como, por exemplo, fornecedores de resíduos eletrônicos. Desta forma é possível reduzir o desperdício, evitar a contaminação ambiental e preservar os recursos naturais;
3. Investir em processos sustentáveis: a adoção de processos industriais que auxiliam a redução de substâncias químicas nocivas e poluentes que poluem os lençóis freáticos. Criar alternativas que sejam menos poluentes ou processos que eliminem a utilização de produtos tóxicos, melhorando a segurança dos colaboradores e o impacto ambiental.
4. A utilização de materiais sustentáveis: substituição de materiais convencionais por opções ecológicas, como plásticos biodegradáveis ou reciclados e metais de origem certificada, como alternativas para a redução do impacto ambiental.
A MASTERS AUTOMAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE INDUSTRIAL
A Masters Automação atua no setor industrial em várias frentes de segmentos, com responsabilidade e ética, visando entregar os melhores produtos com tecnologias de ponta que minimizem os danos ambientais, sociais e econômicos para a sociedade.
O setor industrial é um dos principais emissores de poluição do meio ambiente, tais como:
1. Emissão de poluentes na atmosfera, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e outros;
2. Despejo de resíduos tóxicos em rios e lagoas, contribuindo para a contaminação da água e de todo o ecossistema;
3. É o setor da economia que mais consome água, sendo responsável por cerca de 22% de todo o uso da água.
Considerando este cenário e, apesar de ser um setor de maior representatividade na economia do país, é também o setor em que as medidas de contenção para frear os danos ambientais e transformar a cadeia produtiva mais eficiente e sustentável, são urgentes e extremamente necessárias.
Para isso, além de diversas tecnologias e ferramentas, a melhor solução viável é a automação industrial, que acelera a produção, deixando-a mais segura através de sistemas automatizados e dispositivos inteligentes, contribuindo com a sustentabilidade ambiental.
E os benefícios que a automação industrial proporciona, deixa claro a urgência de serem implantados em todos os segmentos industriais, como:
- Redução de custos operacionais;
- Processos mais rápidos e precisos;
- Máquinas mais eficientes e autônomas;
- Aumento expressivo no controle da qualidade;
- Melhora da reputação corporativa;
- Aumento da inovação e competitividade;
- Conformidade com as regulamentações ambientais;
Um ponto de convergência importante para a sustentabilidade industrial, é a utilização de um programa de manutenção das máquinas e equipamentos, pois além de garantir a eficiência produtiva também prolonga a vida útil dos mesmos, dando suporte para a minimização de falhas que podem causar danos operacionais e ambientais.
A automação industrial também coopera para uma gestão eficiente dos recursos hídricos, com o monitoramento e controle do uso da água nos processos industriais, detectando vazamentos e ajustando sua utilização conforme o necessário, evitando desperdício.
Outra questão que a automação industrial aborda é a gestão de resíduos, que classificam e separam os resíduos de maneira mais eficaz, facilitando a reciclagem e a reutilização de materiais (economia circular). Além disso, a automação industrial auxilia no rastreamento e na origem dos resíduos, permitindo sua identificação e correção dos processos ineficientes, evitando o desperdício excessivo.
A Masters Automação conta com um automação industrial, conforme a necessidade de cada um, adequando as soluções com a garantia de qualidade e eficiência em seus processos industriais.
Somos a maior empresa no fornecimento de equipamentos para locação, para os mais variados fins e especificidades, contando com uma equipe de profissionais experientes que dão suporte técnico, solucionando as dúvidas e oferecendo as melhores soluções, com um atendimento empático e personalizado.
A Masters Automação garante o sucesso de sua empresa com a nossa experiência e qualificação. Consulte-nos!
A Masters Automação é a sua melhor opção!