MECANICA A FORCA PROPULSORA DO PROGRESSO 1

MECÂNICA: A FORÇA PROPULSORA DO PROGRESSO

Compartilhar

A mecânica é sem dúvida, a força propulsora do progresso, porque representa uma disciplina com infinitas possibilidades, capaz de contribuir eficazmente para o progresso tecnológico e o desenvolvimento sustentável.

Sendo uma das disciplinas de engenharia mais antigas e versáteis, trata da elaboração de projetos, análises, produção e manutenção de sistemas mecânicos.

A mecânica está em constante evolução, com novas tecnologias orientadas para a inovação e a sustentabilidade, para enfrentar os novos desafios deste século.

Todos os avanços tecnológicos das últimas décadas estão ligados à mecânica, sendo essencial em quase todos os aspectos da vida: desde o simples ar-condicionado das nossas casas até às turbinas dos aviões.

A MECÂNICA COMO CATALISADOR ESSENCIAL PARA O AVANÇO DA SOCIEDADE.

A mecânica funciona como um catalisador essencial para o avanço da sociedade, atuando em várias áreas do conhecimento humano, consideradas estratégicas para o crescimento e desenvolvimento, se tornando um verdadeiro agente de transformação, capaz de impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente.

Além disso, a transformação digital e a mudança para práticas mais sustentáveis ​​abrem novas frentes de trabalho, especialmente em setores como a energia renovável, a automação industrial e a mobilidade sustentável.

A procura por inovação e eficiência energética está no centro destas mudanças, que exigem profissionais especializados para conceber sistemas mecânicos mais limpos, mais eficientes e mais inteligentes.

Vejamos algumas áreas da engenharia mecânica que representam um grande catalisador:

  • Energia renovável: a busca por fontes de energia limpas e sustentáveis ​​está crescendo, abrindo oportunidades para projetos de turbinas eólicas, sistemas solares fotovoltaicos e outras tecnologias de energia renovável;
  • Mobilidade sustentável: o setor automotivo está em processo de transformação, com um foco crescente em veículos elétricos e sistemas de transporte sustentáveis. Isto implica em profissionais especializados, que estejam aptos e experientes em eletrificação, hábeis em lidar com novos materiais e tecnologias de fabricação;
  • Automação e robótica: a automação industrial e a robótica estão revolucionando o setor de manufatura, a logística e até mesmo o setor de serviços. Profissionais especializados em design de sistemas automatizados e robóticos representam a tecnologia futurista;
  • Saúde e biotecnologia: a engenharia mecânica também atua nessas áreas, com ações inovadoras na saúde, se utilizando da aplicação de técnicas e ferramentas biotecnológicas; 
  • Indústria petroquímica: a engenharia mecânica tem uma atuação versátil na indústria petroquímica, sendo fundamental em toda a cadeia produtiva, tais como: na elaboração de projetos para o refino do petróleo, na operação dos equipamentos, no bombeamento, no processamento e na distribuição dos produtos petroquímicos;
  • Máquinas e equipamentos: a engenharia mecânica desempenha um papel de extrema importância nesta área, com a incumbência de projetar a fabricação de equipamentos e ferramentas de teste, utilizados por profissionais especializados e para uso pessoal;
  • Manutenção industrial: a engenharia mecânica faz parte de diversos processos de manutenção em diversos setores da economia, que incluem o monitoramento de equipamentos industriais e residenciais para estarem sempre em perfeito estado.

MANUTENÇÃO: UMA ESTRATÉGIA VITAL PARA AS EMPRESAS

Manutenção industrial ou manutenção mecânica? Embora pareçam ter o mesmo significado, são processos diferentes com alguns traços semelhantes. Conheçamos suas diferenças:

  • Manutenção Industrial: é um conjunto de práticas que visa garantir a integridade dos equipamentos e processos de uma empresa. A manutenção industrial é essencial para a eficiência das máquinas e dos processos produtivos, garantindo a redução falhas operacionais que parem a produção;
  • Manutenção mecânica: é um tipo de manutenção industrial que engloba um conjunto de atividade visa garantir o funcionamento correto de máquinas e equipamentos, preservando a sua vida útil e a segurança dos trabalhadores. 

A manutenção industrial possui diversas funções, entre elas as inspeções frequentes, que visam reparar substituir peças, lubrificar e monitorar o funcionamento das máquinas e suas peças reduzir interrupções inesperadas que afetem a qualidade do processo produtivo.

Na manutenção mecânica, os procedimentos incluem inspeções planejadas que visam reduzir perdas causadas por quebras e paradas de equipamentos, para reduzir custos de manutenção e melhorar o desempenho dos equipamentos.

Tanto a manutenção industrial quanto manutenção mecânica podem ser preventivas, preditivas e corretivas, conheçamos suas características:

1. MANUTENÇÃO PREVENTIVA: as manutenções preventivas são manutenções planejadas, conforme um cronograma preestabelecido, considerando as necessidades de cada equipamentoo nível de criticidade, vida útil e horas trabalhadas;

2. MANUTENÇÃO PREDITIVA: as manutenções preditivas são indicadas para equipamentos de alta criticidade, em razão dos altos custos que geram. Neste caso, são utilizados recursos tecnológicos que monitoram e coletam dados, podendo detectar os problemas de imediato e fazer as correções necessárias para preservar o funcionamento dos equipamentos;

3. MANUTENÇÃO CORRETIVA: as manutenções corretivas são as mais caras, pois somente resolvem os problemas quando o mesmo acontece. Isso acarreta a parada ocasional na produção, gerando custos significativos para as empresas, inclusive atrasos de entrega que podem afetar a sua reputação no mercado.

MASTERS AUTOMAÇÃO: OTIMIZANDO A SUA PRODUTIVIDADE

A Masters Automação otimiza a sua produtividade de 

 pela Masters Automaçãoalinhamento de eixo a laser um dispositivo moderno, simples e com precisão ideal para melhorar o desempenho das máquinas e preservar sua vida útil.

O alinhamento de eixo a laser é uma ferramenta que utiliza feixes de laser para ajustar a posição e orientação de eixos em máquinas industriais. É um método avançado e preciso que permite identificar e corrigir desalinhamentos mínimos entre eixos

Conheçamos seus benefícios:

1. Aumenta a disponibilidade da máquina;

2. Prolonga a vida útil e os intervalos de manutenção;

3. Reduz o consumo de energia;

4. Protege a eficiência operacional;

5. Evita falhas inesperadas.

Seu funcionamento é bem simples: existem duas unidades de aferição com detectores e lasers que medem as posições do eixo; em seguida as medidas são enviadas para um computador que calcula os ajustes.

O alinhamento de eixo a laser é uma ferramenta essencial para manter as máquinas e equipamentos funcionando com eficiência e segurança.

Em nosso portfólio é possível encontrar equipamentos para locação das melhores marcas nacionais e importadas, com os mais variados modelos e especificações para as áreas de: automação industrial e manutenção industrial, para a parte elétrica e de instrumentação, para a mecânica TI e  com o melhor custo-benefício, para a sua empresa obter todas as vantagens da locação de equipamentos com qualidade e segurança.

A Masters Automação conta com uma equipe técnica altamente qualificada  as melhores soluções relacionadas à implementação, integração, análise de problemas, certificação de equipamentos e calibração de sistemas de automação, entre outros.

Com a Masters Automação a sua empresa estará protegida contra imprevistos que podem prejudicar a fidelização de seus clientes e sua reputação.

Conte com a Masters Automação, nós somos a Melhor Solução!

Posso ajudar?